Professor: Brasilio Caldeira Brant
Especialista em Identificação Humana pela Academia Nacional de Polícia. Ex Diretor do Instituto Nacional de Identificação\PF, durante nove anos, Professor da Academia Nacional de Polícia, Professor de Papiloscopia para as Policias de El Salvador e São Tomé e Principe. Professor de pós graduação em Pericias Forenses, Palestrante reconhecido da área de identificação humana.
Currículo Lattes: Clique aqui
Professora: Kristiane de Cássia Mariotti
Kristiane é Graduada em Farmácia pela UFRGS com Mestrado (2008-2010), Doutorado (2010-2013) e Pós-Doutorado (2014-2015) em Ciências Farmacêuticas e recentemente concluiu Pós-Doutorado no Instituto de Química da UFRGS (2021-2022). Desenvolve suas atividades em laboratório de perícia papiloscópica em tempo integral e atua como pesquisadora na área de ciências forenses desde 2010, tendo 62 artigos científicos publicados e 4 capítulos de livro. Desde seu ingresso na Polícia Federal dedica-se ao desenvolvimento da área de identificação humana, sendo integrante e fundadora de 3 grupos de pesquisa em papiloscopia (Faculdade de Farmácia – UFRGS; Instituto de Química – UFRGS, Graduação em Química Forense – UFPEL). Integra o corpo de pesquisadores do projeto INCT-Forense (CNPq nº 465450/2014-8). É docente e conteudista dos quadros da ANP. Faz parte do corpo editorial da Revista Brasileira de Ciências Policiais e é revisora de 10 periódicos internacionais.
Currículo Lattes: Clique aqui
Professor: Malthus Fonseca Galvão
Possui graduação em Matemática CEUB (1985), Odontologia UnB (1987), Medicina UnB (1994) e Direito UnB (2006).Especialização em Medicina Legal, Odontologia Legal e Odontologia do Trabalho.Mestrado em Odontologia Legal e Deontologia UNICAMP (1999).Doutorado em Ciências Médicas UnB (2008).Perito Médico Legista aposentado do Instituto de Medicina Legal do Distrito Federal (IML-DF), Ex-Chefe do Núcleo de Ensino e Pesquisa do IML-DF. Ex-Diretor do IML-DF, ex-chefe do Laboratório de Antropologia Forense do IML-DF.Atualmente é Professor na Universidade de Brasília, (Adjunto de Medicina Legal MSC 1 – D20 medicina, direito e odontologia) e nas Academias de Polícia Civil do Distrito Federal da Polícia Federal. Experiência na área de Medicina e Odontologia, com ênfase em Medicina Legal, Odontologia Legal e Deontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: medicina legal, identificação humana, desastres de massa, antropologia forense, odontologia legal, perícia médica e odontológica, ensino a distância e programação de microprocessadores.
Currículo Lattes: Clique aqui
Professor: Alexsandro Vasconcellos da Silva
Alex é graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), com Habilitação em Indústria Farmacêutica (2005) pela mesma Instituição. Especialista em Identificação Humana pela Academia Nacional de Polícia DIREN-ANP/PF (2023) e Doutor em Biologia Celular e Molecular pela PUCRS (2022) com Doutorado Sanduíche pela Universidade de Granada – Espanha (2019). Atualmente trabalha na área de Perícia Facial, além de ser o Chefe Substituto, do Núcleo de Identificação da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, sendo responsável pela realização de Perícias em Comparação Facial Forense nas modalidades 1:1 (um para um) e 1:n (um para muitos), está com uso de diferentes bancos biométricos e multibiométricos. É membro ativo do Facial Identification Scientific Working Group (FISWG), participando principalmente do seu Subcomitê de Treinamento. É pesquisador na área de Genética Forense, com ênfase em Predição de Fenótipo e Genealogia Genética para fins forenses junto ao INCT-Forense. Na Polícia Federal desde 2013, trabalha com foco em Biometria Facial desde 2014, tendo emitido mais de 500 Laudos na área, além de participar do processo de internalização das melhores práticas internacionais em Comparação Facial, prestando apoio ao Instituto Nacional de Identificação. Ainda, é professor da Academia Nacional de Polícia nos cursos de capacitação na área de Comparação Facial tanto para o público interno, quanto no contexto dos acordos de cooperação com os estados da federação. Também, em sua trajetória de cooperação internacional, auxiliou na produção do documento “A Policy Framework for Responsible Limits on Facial Recognition. Use Case: Law Enforcement Investigations”, de iniciativa do Fórum Economico Mundial, em parceria com a INTERPOL, com a “United Nations Interregional Crime and Justice Research Institute” (United Nations), e a Polícia Holandesa.
Currículo Lattes: Clique aqui
Professor: André Luiz Batista da Costa
Doutorando em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP. Mestre em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios pelo Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB. Pós-graduado em Direito Administrativo e Constitucional e em Direito Público, ambos Faculdade Processus. Formado em Direito e Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Professional Coach Certification, formado pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC). Papiloscopista Policial Federal. Professor e conteudista da pós-graduação em Identificação Humana da Escola Superior de Polícia – ESP.
Currículo Lattes: Clique aqui
Professor: José Rômulo Silva Almeida
Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, tendo sido agraciado com a láurea acadêmica. Membro do Ministério Público Federal desde 2005, atuou nos Estados do Pará, Goiás e Alagoas, exercendo suas atribuições como Procurador da República na Procuradoria da República no Estado de Sergipe desde o ano de 2009. Já desempenhou as funções de Procurador-Chefe, Procurador Regional Eleitoral, Coordenador da Tutela Coletiva, Coordenador Criminal e Procurador Regional dos Direitos do Cidadão Substituto, além de integrar o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPF em Sergipe. Autor do livro “A motivação fático-probatória da sentença penal: uma proposta racionalista” (2024), pela Editoral Thoth.
Currículo Lattes: Clique aqui
Professor: Gabriel Ângelo Da Silva Gomes
Possui graduação em Ciências Náuticas pela Marinha do Brasil (2008), com especialização em Oficial de Máquinas, e acumula 04 anos de experiência marítima em trajetos de longo curso (Cingapura, Taiwan, China, Hong Kong) e em cabotagem. Durante esse período, operou em diversas embarcações, incluindo container, supply, AHTS e ROV. Desde 2013, atua como Papiloscopista Policial Federal, especializado em Identificação Humana, área na qual é pós-graduado pela Academia Nacional de Polícia. Além disso, é membro ativo da International Association for Identification – IAI. Possui mestrado em Estatística pela Universidade de Brasília (UnB) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ao longo de seus 10 anos de serviço na Polícia Federal, desenvolveu expertise em Detecção de Falsidade Ideológica em Documentos de Identificação. Ministrou diversos cursos sobre esta disciplina na Academia Nacional de Polícia, em órgãos de Segurança Pública como ROTA/SP, PM/GO, Força Nacional, além de ter colaborado com a Agência de Segurança da Homeland Security Investigations, em El Paso, EUA. No âmbito privado, também ministrou treinamento promovido pela Febraban e pelo Bradesco.
Currículo Lattes: Clique aqui
Professor: Leonardo Cosme
Leonardo Cosme é mestre em Direito-Economia-Gestão: Especialidade em Teoria e Prática dos Direitos Humanos, pela Université Pierre Mendes France, Grenoble, França (2015); mestre em História, Direitos e Direitos Humanos, pela Université Catholique de Lyon, Lyon, França (2015); possui Pós-graduação em Direito Público, Faculdade Instituto Processus, Brasília, Brasil (2006); sendo Bacharel em Direito, Universidade Católica de Brasília, Brasília, Brasil (2005). Atualmente é Papiloscopista Policial Federal, lotado no Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal. Atua como assessor da Direção do Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal; foi Oficial Especialista Sênior em Identificação Humana na Sede da INTERPOL – IPSG/LYON (2019 – 2021); Chefe do Setor de Administração do Sistema AFIS da Polícia Federal do Brasil (2016 – 2019); teve diversas participações em atividades e eventos de segurança da Interpol e da Polícia Federal do Brasil relacionados à identificação civil e criminal, segurança pública e direitos humanos, tais como: Participação na 33ª Reunião do Grupo de Trabalho de especialistas em AFIS da INTERPOL – INTERPOL / SINGAPURA em 2016; participação na 35ª Reunião do Grupo de Trabalho de especialistas em AFIS da INTERPOL – INTERPOL / ISRAEL em 2017, participação no 8º Simpósio Internacional de Impressões Digitais – INTERPOL/LYON em 2014 Exerceu Diversas funções de liderança na Polícia Federal do Brasil, incluindo gestão de projetos, modernização de sistemas, operações contra o tráfico de drogas e trabalho escravo, e instrutoria em treinamentos para juízes e procuradores, além de ser orientador de trabalhos de conclusão de curso pela Academia Nacional de Polícia em Brasília.
Currículo Lattes: Clique aqui
Professor: Jade Kende Umbelino
Papiloscopista Policial Federal, graduado em Matemática pela Universidade de Brasília, atuou na INTERPOL como Examinador Facial Sênior, foi chefe da Divisão de Documentos de Segurança do Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal, atua como consultor em aquisição de sistemas biométricos junto ao Instituto de Criminalística da Eslováquia bem como administrador do ABIS Nacional.
Linkedln: Clique aqui.
Professor: Paulo Ayran da Silva Bezerra
Formado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade Alvorada de Brasília (1994), Pós graduado em Tecnologia da Informação e Geoprocessamento pelo Centro Integrado de Ordenamento Territorial CIORD da Universidade de Brasília, Pós graduado Resolução de Conflitos Socioambientais pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável CDS da Universidade de Brasília e Pós graduado em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública -ENAP/MPOG, Mestre em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como Gerente de Projeto do Registro de Identidade Civil RIC até dezembro de 2011. Gestor e coordenador de projetos na área de identificação civil e criminal. Professor da Academia Nacional de Polícia na disciplina de sistema de identificação e informação criminal. Desenvolveu ações para gestão de riscos dos macroprocessos da área de identificação humana no âmbito do Instituto Nacional de Identificação. Tem experiência na área de Defesa com ênfase em Segurança Pública.
Currículo Lattes: Clique aqui
Professora: Scheyla Cristina Costa Santos
Scheyla é graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia com Pós-graduação lato sensu (especialização) pela Escola da Magistratura do Estado da Bahia-EMAB. Foi Delegada de Polícia Civil do Estado da Paraíba entre os anos de 2004 e 2005, onde exerceu cargos de relevância como Delegada Titular da Delegacia de Atendimento à Mulher do município de Cajazeiras/PB e, posteriormente, Delegada Titular da 4ª Delegacia Distrital de Campina Grande/BP. Desde de 2006 é Delegada da Polícia Civil do Distrito Federal-PCDF, com importante atuação, de 2017 a 2021, como Delegada Chefe-Adjunta da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher I, ocasião em que foi palestrante do tema “Crimes contra a dignidade sexual” e monitora do Projeto de Capacitação de Lideranças Comunitárias – LIDERA da PCDF. Tem larga experiência profissional em investigações criminais relacionados aos crimes contra a dignidade sexual, estelionatos e outras fraudes, assim como organizações criminosas, nas quais foi responsável por inúmeras operações policiais de destaque. Atualmente, exerce suas atividades na DECRIN – Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, ou por Orientação Sexual, ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência, onde é responsável por investigações especializadas de crimes contra grupos vulneráveis.
Currículo Lattes: Clique aqui
Professor: Ricardo Neves Soares
Ricardo é Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia com especialização em Identificação Humana pela Escola Superior de Polícia da Polícia Federal. O professor é Papiloscopista Policial Federal desde 2005. Possui vários anos de experiência em trabalhos executados no Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal, tendo sido operador do Sistema Automatizado de Identificação por Impressões Digitais – AFIS, além de Chefe da Divisão de Documentos de Segurança, Chefe da Divisão de Identificação Criminal, Chefe da Divisão de Identificação, Informações Criminais e de Registro de Estrangeiros e Diretor Substituto do Instituto Nacional de Identificação. Foi responsável por diversos projetos nacionais relacionados à área de identificação humana civil e criminal. Professor da Academia Nacional de Polícia, onde ministra aulas sobre investigação policial, identificação criminal, informações criminais e sistemas biométricos. Com 19 anos de experiência como Papiloscopista Policial Federal, demonstra reconhecida competência e conhecimento no campo da identificação humana. Ademais, possui vasto conhecimento em questões jurídicas relacionadas à identificação, adquirido por meio de cursos de extensão e formação na área jurídica e policial. Sua trajetória profissional reflete uma sólida capacidade de liderança, comprometimento com a segurança pública e contribuição para o desenvolvimento acadêmico e prático da área de identificação humana forense e investigação.
Currículo Lattes: Clique aqui
Professor: Hernani Rodrigues Ribeiro Junior
Papiloscopista Policial Federal, Bacharel em Direito e Ciências pela Universidade católica de Brasília, com especialização em direito e jurisdição. Professor de perícia papiloscópica da Academia Nacional de Polícia e SENASP. Publicou artigos científicos em revistas especializadas no Brasil e Exterior.
Currículo Lattes: Clique aqui
Professora: Priscilla de Jesus Roscia
Priscilla é Especialista em Genética Humana pela Universidade Federal de Brasília, formada em Ciências Biológicas – Licenciatura. A professora é Papiloscopista Policial Federal desde 2005. Atuou na Assessoria da Direção do Instituto Nacional de Identificação por anos e posteriormente chefiou o Serviço de Identificação Papiloscópica e Representação Facial Humana por 5 anos. Professora da Academia Nacional de Polícia, onde ministra aulas sobre investigação policial e papiloscopia forense. Já atuou em inúmeros grupos de trabalho da Polícia Federal com a finalidade de padronizar procedimentos. Nomeada pela Portaria SENASP/MJSP Nº 282, DE 21 DE MAIO DE 2021 membro do Grupo de Trabalho de Cadeia de Custódia para estabelecer as atribuições relacionadas ao desenvolvimento das atividades da Câmara Técnica de Papiloscopia. Ao longo dos seus 19 anos de experiência como Papiloscopista Policial Federal, demonstra reconhecida competência e conhecimento no campo da identificação humana forense.
Currículo Lattes: Clique aqui.
Professora: Luciene Marques da Silva
Luciene é Licenciada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília e Bacharel em Direito pela Faculdade Processus. A professora é Papiloscopista Policial Federal desde 2005. Possui vários anos de experiência em trabalhos executados no Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal, tendo sido operadora do Sistema Automatizado de Identificação por Impressões Digitais – AFIS, além de atualmente ser Chefe do Serviço de Identificação Papiloscópica e Representação Facial Humana do Instituto Nacional de Identificação. É especialista em perícia de local de crime, laboratório e necropapiloscopia (identificação de cadáveres). Professora da Academia Nacional de Polícia, onde ministra aulas sobre papiloscopia forense. Com 19 anos de experiência como Papiloscopista Policial Federal, demonstra reconhecida competência e conhecimento no campo da identificação humana. Possui vasto conhecimento em Necropapiloscopia, adquirido através das atuações em missões da Polícia Federal de Identificação de Vítimas de Desastres, como no acidente com aeronave da Air France, enchentes na Região Serrana do Rio de Janeiro, acidente com o ex-Presidenciável Eduardo Campos, deslizamento de barragem em Brumadinho, dentre outros. O comprometimento com que atua na área da papiloscopia, seja no meio acadêmico ou em missões de identificação humana, traduz o orgulho em servir a Segurança Pública brasileira.
Currículo Lattes: Clique aqui.
Professor: Gustavo Pinto Vilar
Perito Criminal Federal, Mestre em Perícias Forenses pela Universidade de Pernambuco, Especialista em Criminalística Aplicada a Locais de Crime pela Academia Nacional de Polícia, Especialista em Docência do Ensino Superior pela UFRJ, Bacharel em Ciência da Computação pela ASPER/PB, Tecnólogo em Processamento de Dados pela ASPER/PB Ex. Policial Rodoviário Federal e Ex. Papiloscopista Policial Federal. Coautor e revisor dos livros Tratado de Computação Forense; Ciências Forenses – Uma Introdução Às Principais Áreas Da Criminalística; Polícia científica transformando vestígios evidências à luz da cadeia de custódia.
Currículo Lattes: Clique aqui.
Professor: Helder Marques
Biólogo, mestre em biologia Marinha, especialista em genética forense, especialista em docência universitária, Perito Criminal Federal, atuando em locais de crime e em Pericia Ambiental na região Amazônica e no Cerrado. Professor das disciplinas: Genética para Veterinária Forense, Biologia Forense e Elaboração de Laudos periciais em cursos de pós-graduação. Professor das disciplinas Genética e Evolução em cursos de Graduação em Biologia.
Currículo Lattes: Clique aqui.
Professor: Erismar Paixão Ribeiro
Formou-se em Economia e Direito; concluiu duas especializações, a saber: Direito e Jurisdição pela Escola da Magistratura do DF e Ciências Criminais – Universidade Cândido Mendes. É servidor público federal e exerceu funções de chefia no Sistema Nacional de Informações Criminais; professor e orientador na Academia Nacional de Polícia Federal e participação no desenvolvimento de projeto de compartilhamento biométrico das forças de segurança. Atualmente é Diretor Substituto do Instituto Nacional de Identificação e chefe da Divisão de Identificação Criminal, atuando além da gestão administrativa do Instituto, no planejamento, supervisão, coordenação, monitoramento e avaliação das atividades de perícia papiloscópica, necropapiloscópica e de comparação facial humana em procedimentos pré-processuais e judiciários da esfera criminal, assim como responsável pela implementação de programas de convênios/acordos de cooperação com outros órgãos da administração pública, órgãos internacionais conveniados ou entidades privadas e de outras atividades inerentes ao órgão.
Foi representante do Instituto Nacional de Identificação na CONFERÊNCIA REGIONAL: Identidade Legal, Biometria e Gestão de Fronteiras em Buenos Aires, Argentina. Foi responsável pela implementação e apoio aos programas de aparelhamento e modernização dos órgãos de segurança pública na seara de biometria de identificação humana, entre outros temas. Foi, ainda, responsável por outros projetos em andamento que objetivam a integração e modernização do aparelhamento estatal atinente a área de segurança pública.
Currículo Lattes: Clique aqui.
Entre em contato